A Calvície

voltar

Há muitas causas para queda de cabelos em homens e mulheres porém na esmagadora maioria dos homens calvos a causa é a alopecia androgenetica hereditária, habitualmente conhecida como calvície de padrão masculino.

Para que esse tipo de calvície ocorra é necessária a presença do hormônio Dihidrotestosterona (DHT) em um homem geneticamente susceptível, na qual resulta em miniaturização dos folículos.

 



Ação dos metabolitos da testosterona resultando em miniaturização dos folículos

Da mesma forma, a maioria das mulheres que sofre de perda de cabelo é portadora de calvície hereditária de padrão feminino.

Essa forma clínica ainda está em estudos mas a influencia hormonal na calvície hereditária feminina pode ser diferente do mecanismo encontrado na calvície hereditária masculina.

As causas menos comuns para perda de cabelos, incluem doenças da tireóide, deficiência de Ferro, surtos de febre alta, cirurgia ou anestesia geral, dietas de grande restrição alimentar, parto, doenças auto-imune , alguns medicamentose stress.

As perdas devido a essas patologias podem ser reversíveis após tratamento clínico. Há também certas doenças dermatológicas do couro cabeludo que podem resultar em perdas permanentes ou temporárias de cabelo tais como lupus, líquen plano e alopecia areata.

É vasta a coleção de mitos a respeito da calvície: A perda de cabelos NÃO é causada por má circulação, folículos entupidos, lavar a cabeça com freqüência, uso de chapéu ou capacete ou infestação por ácaros.

É importante lembrar que a maioria dos adultos perde 75 a 125 fios de cabelo todos os dias devido ao processo natural por meio do qual algumas raízes de cabelo passam para um estado dormente (telógeno) enquanto outras raízes estão despertando desse estado e dando início ao brotar de novos cabelos (fase anágena).

Enquanto esse processo permanecer equilibrado o número de fios de cabelo no couro cabeludo permanece constante.

Outro fator para perda de cabelo é o estresse, considerado fator de aceleração da calvície geneticamente já programada.

A tendência para a calvície masculina e feminina é herdada geneticamente de ambos os lados da família e começa a se manifestar após a puberdade. As raízes geneticamente susceptíveis à alopecia androgenética (geralmente nas entradas e na coroa) começam a diminuir de tamanho produzindo cabelos com o diâmetro cada vez menor e mais curto a cada “ciclo de vida” de 3 a 5 anos até eventualmente desaparecerem.

O cabelo da parte posterior e lateral da cabeça da maioria dos homens é habitualmente “cabelo geneticamente permanente”, destinado a permanecer para o resto de sua vida, são estes os fios utilizados no transplante que levam consigo esta característica , sendo portanto o transplante capilar definitivo.

Ir ao topo
© 2015 CENTRO AVANÇADO DE TRANSPLANTE CAPILAR - Todos os Direitos Reservados.
Teresina - Piauí | São Luís - Maranhão | Belém - Pará